Você sabia que antes da Dersa, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Logística e Transportes, iniciar uma grande obra viária é feito um trabalho de preservação ambiental? Para você ter uma ideia, a empresa já resgatou 5,3 mil animais silvestres em programas de resgate e monitoramento de fauna, entre os anos de 2013 e 2016.
Só no empreendimento do Rodoanel Norte foram resgatados 2,3 mil animais, entre março de 2013 e julho deste ano, e mais de 2 mil na Nova Tamoios Contornos, durante os meses de junho de 2014 a julho de 2016.
Esse trabalho é feito por uma equipe de veterinários, biólogos, auxiliares de campo e pesquisadores. Os cuidados incluem o socorro a animais de maior risco. São retirados ninhos de pássaros e animais de mobibilidade mais restrita, como os bichos-preguiça, roedores, sapos e pererecas.
Os animais resgatados são levados para áreas protegidas próximas das obras. Ambulatórios veterinários instalados nos canteiros de obra cuidam dos que eventualmente necessitem de tratamento para retornar à natureza.
Do Portal do Governo do Estado