Em São Paulo, sistema permite pagar Bilhete Único por celular

DE SÃO PAULO

Usuários do Bilhete Único podem recarregar o cartão em 47 modelos de celulares. No futuro, poderão usá-lo para pagar cinema e corrida de táxi, afirmou nesta quarta (2) o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

“Estamos conversando com uma rede de cinemas para que isso possa ocorrer”, disse Tatto, sem dar um prazo. “Com os taxistas, o assunto já está em pauta e estamos estudando a forma de implantação”, afirmou.

Para ele, o Bilhete Único poderia ajudar a evitar fraudes na cobrança da meia-entrada, já que o cartão automaticamente identifica o usuário como estudante.

O sistema para recarregar e consultar saldo do Bilhete Único por enquanto só está habilitado em 47 modelos de celular, segundo a Rede Ponto Centro, empresa credenciada para recarregar o Bilhete Único na capital paulista.

O aplicativo pode ser encontrado na loja virtual Google Play como Ponto Certo Bilhete Único. Só funciona em alguns aparelhos Android com tecnologia NFC (Near Field Comunication) –o que exclui iPhone, por exemplo.

Para consultar o saldo e fazer a recarga, o usuário faz um cadastro e encosta o Bilhete Único no celular. O aparelho lê as informações do cartão e mostra o saldo e as opções para recarregá-lo.

“Você se cadastra e opta por fazer a recarga. Ele gera um boleto e você paga no banco. Em um dia, o crédito está disponível para recarregar”, disse Nelson Martins, presidente da empresa.

Em cerca de 30 dias, o sistema de débito em conta bancária e uso do cartão de débito estarão disponíveis.

Segundo a SPTrans (companhia responsável pelo transporte em São Paulo), outras empresas poderão desenvolver aplicativos similares.

Folha de S. Paulo